top of page
14h - 16h

1º ¿Qué le ha pasado, amigo Fierro?

Ministrante: Santo Gabriel Vaccaro

Filiação Institucional: UFFS - Campus Chapecó

Carga horária: 2h

​

Ementa: este curso debate sobre los profundos cambios por los cuales atraviesa el personaje más relevante de la gauchesca argentina en los libros conocidos como la ida y la vuelta de Martin Fierro. En 1972, José Hernández, publica La vida del gaucho Martín Fierro, un sobreviviente de la pampa que, perseguido por el estado, abre su camino a cuchillo, convirtiéndose en una contradictoria y solitaria figura a la cual no le falta valentía cuando enfrenta a la policía ni fantasía  cuando se arma de una guitarra. Ya en 1979, cuando se publica La vuelta del gaucho Martín Fierro, nos encontramos con un gaucho sereno que se ajusta a las voluntades del estado y que dirige sus pensamientos y sus consejos a la adecuación a un sistema y a un gobierno a los cuales, pocos años atrás, resistía bravamente.

​

Objetivo geral: El objetivo general del curso es detenerse y observar las diferencias existentes en la acción y en la reflexión del personaje central de las dos partes que componen el libro más expresivo de la gauchesca argentina, La vida del gaucho Martín Fierro y La vuelta del gaucho Martín Fierro.

​

Objetivos específicos: Los objetivos específicos del curso son identificar y discutir elementos del libro Martín Fierro que permitan entender la relación del gaucho con el estado; discernir y discutir cómo, en el siglo XIX, la literatura argentina va conformándose en estrecha unión con la política; y entender de qué forma los libros de dicho período pueden ser entendidos como relatos de época.

CANCELADO

2º A sinonímia e a hiperonímia

como recursos de coesão

Ministrante 1: Adriana Hoffmann

Filiação Institucional: IFC – Campus Videira

Ministrante 2: Morgana Fabiola Cambrussi

Filiação Institucional:  UFFS - Campus Chapecó

Carga horária: 2h

​

Ementa: caracterização dos fenômenos de sinonímia e hiperonímia de acordo com os conceitos da Semântica Lexical. A sinonímia e a hiperonímia como recurso de coesão para ativação de referentes no discurso. A sinonímia e a hiperonímia na textualização e o papel dos especificadores

semânticos nas relações de equivalência.

​

Objetivo geral: verificar como, dentro do texto, as relações semântico-lexicais de sinonímia e

hiperonímia podem sofrer alterações de sentido.

​

Objetivos específicos: caracterizar os fenômenos de sinonímia e hiperonímia de acordo com a perspectiva da Semântica Lexical. Analisar o papel da sinonímia e da hiperonímia como recurso de coesão por meio da ativação de referentes no discurso. Discutir como a sinonímia e a hiperonímia comportam-se na textualização e o papel dos especificadores semânticos nas relações de equivalência.

3º Uma nova forma

de pensar o bilinguismo

Ministrantes:  Cristiane Horst, Isaura WolschickDébora Isabel Funkler.

Fernanda Fátima Wepik e Munick M. Hasselstron Tres

Filiações Institucionais: UFFS - Campus Chapecó

Carga horária: 2h

​

Ementa: Conceito de bilinguismo, grau de bilinguismo, bilinguismo português-

línguas de imigração e indígenas.

​

Objetivo geral: introduzir uma nova forma de pensar o bilinguismo.

​

Objetivos específicos: Compreender que há diferentes graus de bilinguismo. Identificar fatores internos e externos que influenciam o bilinguismo. Pensar o bilinguismo português-línguas de imigração e indígenas.

4º Memória e aprendizagem da língua(gem)

Ministrantes:  Claudia Finger-Kratochvil,

Gabriel SchefferGreici Moratelli Sampaio e Raphaela Hüning

Filiações Institucionais: UFFS - Campus Chapecó

Carga horária: 2h

​

Ementa:   Esse minicurso abordará a memória e a compreensão leitora, observando as relações desses importantes componentes para a aprendizagem.

​

Objetivo geral:  Busca-se trabalhar a importância da memória para a compreensão leitora e a construção do conhecimento, visando à aprendizagem.

​

Objetivos específicos: Explicar em que compreende e como funciona a memória. Esclarecer as relações da memória e a compreensão leitora e a aprendizagem.

CONHEÇA ANTES

QUAIS SERÃO OFERECIDOS

16h - 18h

5º Políticas Linguísticas

Ministrantes:  Ana Elizabeht Fornara,

Andressa Betania Algayer Müller,

Celina Eliane FrizzoMarcelo Jacó Krug

Filiações InstitucionaisUFFS - Campus Chapecó

Carga horária: 2h

​

Ementa: As políticas linguísticas no Brasil. Reflexões sobre as políticas linguísticas nacionais (e municipais) do passado ao presente, as conquistas e os desafios.

​

Objetivo geral: Compreender a Política Linguística e seus fundamento, bem como refletir sobre o atual estado das línguas minoritárias e quais políticas podem ser elaboradas ou repensadas em prol de sua manutenção e preservação e seu ensino, aliado a língua portuguesa.

​

Objetivos específicos: Relatar de forma breve as principais Políticas Linguísticas aplicadas no Brasil. Apresentar alguns casos de cooficialização de línguas minoritárias em municípios brasileiros. Analisar e discutir a ideia central da Declaração dos Direitos Linguísticos. Avaliar e pensar possíveis Políticas Linguísticas que podem ser aplicadas em municípios Plurilíngues no Brasil.

6º Polissemia de preposição: um estudo semântico-cognitivo

Ministrante: Daiana do Amaral Jeremias

Filiação Institucional: UFSC

Carga horária: 2h

​

Ementa: Polissemia de preposição. Classificação e organização dos significados polissêmicos de preposições do português brasileiro. Organização dos eixos espaciais e encaixamento nos respectivos campos semânticos. Estudo comparativo do fenômeno entre línguas, propondo um princípio universal de organização Temática.

​

Objetivo geral:  Apresentar um tratamento semântico lexical e cognitivo para o estudo das preposições do português brasileiro.

​

Objetivos específicos: Fazer um levantamento dos contextos semânticos das preposições no PB. Estabelecer redes de significados entre os itens de eixo de trajetória. Delimitar os usos das preposições em campos semânticos como uma metáfora de um campo semântico mais primitivo, a saber, o espacial. Estabelecer correlatos comparativos em outras línguas.

7º Poesia Visual

Ministrante:  Mary Stela Surdi

Filiação Institucional: UFFS - Campus Chapecó

Carga horária: 2h

​

Ementa: Poesia visual - características e autores selecionados.

​

Objetivo geral: Desenvolver atividades de estudo e produção de poemas visuais.

​

Objetivos específicos: Conhecer e discutir as características da poesia visual, bem como estudar autores selecionados. Produzir poemas visuais, expondo-os na universidade.

8º Introdução à palhaçaria

Ministrante: Daniel Henrique Sagave

Filiação InstitucionalUFFS - Campus Chapecó

Carga horária: 2h

​

Ementa:  Conhecendo a linguagem da palhaçaria. Quem é o palhaço? De onde ele vem? Como a menor máscara do mundo pode exercitar o lúdico, o poético, o criativo, o absurdo, a espontaneidade, a relação com o outro e com o mundo? Técnicas de triangulação, improvisação, expressão corporal e vocal. O começo de uma jornada pela busca do palhaço pessoalizado.

​

Objetivo geral: Introduzir os participantes no universo da palhaçaria.

​

Objetivos específicos: Explicar o palhaço na história. Esclarecer os diferentes tipos de palhaço. Aplicar exercícios para trabalhar a comicidade física e a espontaneidade. Repassar as técnicas da palhaçaria.

Escolha aqui qual(is) deseja participar
bottom of page